Projeto de Ensino aprendizagem
Língua Portuguesa
Objetivos:
ü Desenvolver comportamento dos leitores e escritores
ü Refletir sobre a língua escrita.
ü Estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito do tema abordado.
Conteúdo:
ü Leitura.
ü Produção de texto.
Anos:
ü 2º ano
Tempo estimado:
ü 01 semana
Material necessário:
ü Xerox do poema
ü Canetinha
ü Lápis de cor
ü Papel
Desenvolvimento:
1ª etapa: Atividade introdutória à recepção do texto e pesquisa na internet sobre como produzir um móbile com muita estética.
O professor propõe aos alunos que enumerem os objetos com que as crianças gostam de brincar.
Se as crianças não citarem o móbile entre os brinquedos infantis, o professor, incluindo-se na situação apresenta-o como um dos objetos de que gosta. Ao apresentá-lo, faz perguntas sobre sua função e os efeitos que exerce.
Entre as perguntas, sugerem-se as seguintes:
ü Para que serve o móbile?
ü Porque as pessoas gostam do móbile?
ü O que as atrai no móbile?
ü Em que idade as crianças se sentem mais atraídas por esse objeto?
2ª etapa: Leitura compreensiva e interpretativa do texto.
Interpretação do poema “O móbile” (Sérgio Caparelli)
O MÓBILE
"Quatro palhaçinhos
dançam contentes
soltos no ar
feito meninos.
Quatro palhaços
fracos, franzinos
dançam num móbile
cheio de sinos.
Quatro palhaços
jeito ladino
tocam viola
e violino
Quatro palhaços
estão dormindo
dentro dos olhos
de um menino."
dançam contentes
soltos no ar
feito meninos.
Quatro palhaços
fracos, franzinos
dançam num móbile
cheio de sinos.
Quatro palhaços
jeito ladino
tocam viola
e violino
Quatro palhaços
estão dormindo
dentro dos olhos
de um menino."
O professor distribui o texto, ou apresenta-o em cartaz, mesmo que os alunos não dominem integralmente o código escrito. A seguir, lê expressivamente o poema. Depois, sugere que produzam, de forma oral, os versos que compõem as estrofes, com o intuito de fazê-los memorizar o texto. Paralelamente, vai verificando, através de perguntas, se os alunos dominam os vocabulários do poema.
Após o professor monta o texto em um flanelógrafo (ou quadro – mural), tendo o cuidado de dispor cada verso em uma tira. Em seguida, propõe a adaptação da música “A casa” (Toquinho e Vinícius) ao “Móbile”. Professor e alunos cantam juntos enquanto produzem a dança dos palhaços.
Realizadas as atividades que conjugam a memorização do poema à apreensão visual do código, o professor passa a exploração das significações do texto, propondo atividades escritas ou orais aos alunos.
ü Escreva nos balões as palavras que indicam aquilo que os palhaços fazem:
ü O poema diz que os palhaços são feito meninos. O que isso quer dizer?
ü Escolha, entre as seguintes palavras, aquelas quem combinam com os palhaços e com os meninos.
ü Pinte, com cores iguais, as palavras que terminam da mesma maneira e estão situadas no final de cada verso.
ü Procure no texto e escreva uma palavra que seja:
ü Ilustre a última estrofe do poema e exponha o desenho no painel da sala de aula.
ü Resolvidas as questões, o professor pede que os alunos observem os versos repetidos (v. 1,5,9,13). Em seguida, pergunta quantas partes há no poema.
ü A seguir o professor propõe a remontagem do poema, alterando a colocação dos versos nas estrofes.
3ª Etapa: Transferência e aplicação da leitura.
O professor estimula os alunos a criarem uma pequena história, a partir dos elementos que lhes possam ter ativado a imaginação, orientando o processo criativo com as seguintes questões, formuladas oralmente:
ü Quem é o menino que dorme com os palhaços diante de seus olhos? Como é seu nome? Qual sua idade? Onde mora? Como é o quarto desse menino?
ü Quem deu o móbile para ele? Quando recebeu de presente?
ü Qual foi a reação do menino ao ver o móbile dependurado no teto? Como ele demonstrou sua reação?
ü Com que sonha o menino quando dorme?
Avaliação:
Cabe ao professor avaliar o grau de dificuldades das tarefas propostas e proceder à sua adaptação ao nível dos alunos, optando por aplicá-las de forma oral ou escrita. Com sua inventividade, ele certamente ampliará os roteiros e criará novos, para oferecer a seus alunos atividades que favoreçam seu desenvolvimento afetivo e que promovam a aprendizagem da leitura e da escrita, através do próprio ato de ler e de escrever.
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