terça-feira, 22 de maio de 2012

ativ. 3.3 modulo III

Projeto de Poesias


Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
Paulo Freire.



Justificativa

Este Projeto surgiu da necessidade de se trabalhar com poesias para que os alunos possam participar mais ativamente da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC a todos os alunos regularmente matriculados na Rede Publica Municipal de Ensino.
 Além de Proporcionar para as crianças momentos de aprendizagem e construção de saberes; pois a poesia possui, em muitos casos rimas e muito encantamento, o que facilita a alfabetização e desperta o gosto pela leitura e envolvimento com as atividades propostas.



 Objetivos Geral
·         Estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. E através desse contato estimular a escrita de poesias, recitais e atividades pedagógicas que proporcionem conhecimento e descobertas a cerca do gênero.



Objetivos Específicos
·         Ler poesias
·         Recitar poesias;
·         Propiciar vivências que favoreçam a utilização das poesias como elementos sedutores à formação do leitor;
·         Usar linguagem poética no cotidiano da escola; ( em leituras, apresentações, recitais);
·         Desenvolver no aluno a capacidade de leitura, criação de poemas e rimas e a valorização da cultura nordestina.
·          Promover integração, descontração, reflexão e momentos criativos a partir de poemas.
·         Conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel;
·         Conhecer a estrutura da narrativa poética na poesia de cordel;
·         Desenvolver pesquisas e debates acerca das características regionais (região dos alunos);
·         Desenvolver a produção de textos que se enquadrem nas características da literatura de cordel.
·         Promover um recital de poesias de cordel.

Recursos: Livros, jornais, revistas, Lied, panfletos, cartazes, gibis, recursos áudio visuais, material individual do aluno, recursos paradidáticos, banco de poesias...

Duração: 10 aulas


Desenvolvimento

·         Selecionar materiais disponíveis na Escola e Secretaria de Educação para elaboração e uso do/no Projeto;
·         Pesquisar sobre Literatura de Cordel na sala de informática;
·         Leituras feitas pelo professor e pelos alunos com esse gênero textual;
·         Assistir vídeos no data show sobre o assunto em estudo;
·         Slide  da imagem da embalagem do bombom  “Sonho de valsa”,
·         Conversa informal sobre o desenho do casal, as roupas com que eles estão vestidos, a posição em que eles estão... e a relação de tudo isso com o nome do bombom.
·         Dividir a turma em grupos. Cada grupo pesquisará sobre alguns poemas na sala de informática;
·         Debate sobre o poema; Após o debate, solicitar que inventem uma forma criativa de apresentar o poema usando as tecnologias.
·         Realizar uma recital de poesias com apresentações feitas pelos alunos de cada turma;
·         Exposição dos cordéis no embalo do som de repentes nordestinos.


Avaliação

Esperamos com as atividades propostas neste projeto conseguir extrair dessas crianças, o despertar pela leitura e produção de poesias, além de proporcionar momento de aprendizagem e entretenimento através do brincar com as poesias. A avaliação acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.


“ O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com que ela trata o assunto”  Manual Barros

Shirlei F. França Santiago, Gislaine Lucas e Adriana Santos Venturini

1 comentário: