Relatório
Algumas pessoas
saem da escola sem a habilidade de escrever com fluidez e
simplicidade sobre um assunto qualquer, mesmo os da
vida cotidiana, por mais familiar ou corriqueiro que seja.
Essa competência fundamental precisa ser
desenvolvida, estimulada, exercitada, praticada, assim como
todas as capacidades. Escolher ou criar uma
estratégia para estimular e facilitar a prática
da escrita requer cuidado especial por parte do educador.
Para
refletir, pensar, sentir... O poema é um gênero textual que
apresenta a finalidade de levar o leitor à possibilidade de
"viajar", de sentir as metáforas, a musicalidade, o
ritmo... A arte e a estética se encontram como elementos
edificadores da natureza humana... ou não! Produzir
Poemas é uma atividade lenta e difícil, mas não impossível.
Trabalhar poemas a partir de canções, acrósticos, trava-línguas, parlendas, provoca-se a noção da necessidade de ritmo, melodia e poesia no texto.
Trabalhar poemas a partir de canções, acrósticos, trava-línguas, parlendas, provoca-se a noção da necessidade de ritmo, melodia e poesia no texto.
O
projeto de poesia “ Poetas da Escola” é uma iniciativa do Centro
de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
(Cenpec), Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC) e
foi aplicado aos alunos da
5
a.Série D do Ensino
Fundamental da Escola Municipal “ Luiza Grimaldi” com o tema: “O
lugar onde vivo”.
Através
deste projeto que já desenvolvo na escola nasceu o Projeto “Poesias”
que trouxe um objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da
leitura e da escrita de todos os alunos. Percebido
o interesse dos alunos em leitura de poemas em sala de aula e as
dificuldades ortográficas verificadas em sondagens feitas com os
alunos, resolvemos aplicar o projeto “Poesias” como forma de
organizar e ampliar esse interesse pela leitura e uma forma de
trabalhar a ortografia e a escrita dos alunos.
Com
a leitura de poemas clássicos; de estudos de autores consagrados,
obteve um aprendizado de conceitos relacionados ao gênero textual,
o poema; que teve suma importância na ampliação de conhecimentos
literários por meio de pesquisas de livros didáticos e livros de
poesia. Facilitando no exercício da oralidade tanto nas declamações
de poemas como na socialização das ideias e reflexões
apresentadas, enfim, está no aumento considerável do conhecimento
do mundo do aluno e do professor. Penso
que nossa missão, tenho certeza, seja de cuidar dessas sementes
criativas, oferecendo projetos que lhes deem uma consciência
transformadora da sociedade e de um futuro melhor. Os alunos tiveram
aulas expositivas, reflexões e discussões dos temas propostos;
socializaram suas reflexões para a classe; criaram poemas, leram
suas criações para os colegas de sala de aula; leram poemas de
autores consagrados, copiaram poemas dos livros didáticos,
ilustraram poemas; organizaram–se um recital de poesias com
apresentações para as outras turmas e finalizando com exposição
de todos cordéis
no embalo do som de repentes nordestinos.
A
experiência que me levou à realização deste projeto foi muito
gratificante e emocionante, acredito que todos estes alunos foram
transformados por este trabalho! Mas o projeto continua, pois temos
as Olimpíadas com a escrita de poemas feitos pelos alunos com o tema
“O Lugar onde vivo.”
Shirlei
França, Gislaine Lucas e Adriana Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário