segunda-feira, 28 de maio de 2012

ativ. 3.4 modulo III


Relatório

Algumas pessoas saem da escola sem a habilidade de escrever com fluidez e simplicidade sobre um assunto qualquer, mesmo os da vida cotidiana, por mais familiar ou corriqueiro que seja. Essa competência fundamental precisa ser desenvolvida, estimulada, exercitada, praticada, assim como todas as capacidades.  Escolher ou criar uma estratégia para  estimular e facilitar a prática da escrita requer cuidado especial por parte do educador.
Para refletir, pensar, sentir... O poema é um gênero textual que apresenta a finalidade de levar o leitor à possibilidade de "viajar", de sentir as metáforas, a musicalidade, o ritmo... A arte e a estética se encontram como elementos edificadores da natureza humana... ou não!   Produzir Poemas é uma atividade lenta e difícil, mas não impossível.
Trabalhar poemas a partir de canções, acrósticos, trava-línguas, parlendas, provoca-se a noção da necessidade de ritmo, melodia e poesia no texto.
O projeto de poesia “ Poetas da Escola” é uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC) e foi aplicado aos alunos da
5 a.Série D do Ensino Fundamental da Escola Municipal “ Luiza Grimaldi” com o tema: “O lugar onde vivo”.
Através deste projeto que já desenvolvo na escola nasceu o Projeto “Poesias” que trouxe um objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita de todos os alunos. Percebido o interesse dos alunos em leitura de poemas em sala de aula e as dificuldades ortográficas verificadas em sondagens feitas com os alunos, resolvemos aplicar o projeto “Poesias” como forma de organizar e ampliar esse interesse pela leitura e uma forma de trabalhar a ortografia e a escrita dos alunos.
Com a leitura de poemas clássicos; de estudos de autores consagrados, obteve um aprendizado de conceitos relacionados ao gênero textual, o poema; que teve suma importância na ampliação de conhecimentos literários por meio de pesquisas de livros didáticos e livros de poesia. Facilitando no exercício da oralidade tanto nas declamações de poemas como na socialização das ideias e reflexões apresentadas, enfim, está no aumento considerável do conhecimento do mundo do aluno e do professor. Penso que nossa missão, tenho certeza, seja de cuidar dessas sementes criativas, oferecendo projetos que lhes deem uma consciência transformadora da sociedade e de um futuro melhor. Os alunos tiveram aulas expositivas, reflexões e discussões dos temas propostos; socializaram suas reflexões para a classe; criaram poemas, leram suas criações para os colegas de sala de aula; leram poemas de autores consagrados, copiaram poemas dos livros didáticos, ilustraram poemas; organizaram–se um recital de poesias com apresentações para as outras turmas e finalizando com exposição de todos cordéis no embalo do som de repentes nordestinos.
A experiência que me levou à realização deste projeto foi muito gratificante e emocionante, acredito que todos estes alunos foram transformados por este trabalho! Mas o projeto continua, pois temos as Olimpíadas com a escrita de poemas feitos pelos alunos com o tema “O Lugar onde vivo.”

Shirlei França, Gislaine Lucas e Adriana Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário